Coelho doido

Coelho doido
My twiter clica

Seguidores precisa-se...

tudo por uma causa, uma causa que estou a construir para os lados de gaia...

Antes de embarcar não se esqueça de obliterar...

Cuscos

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Lição de Socrates

Lição de Sócrates


O título é curioso, a Lição de Sócrates! Sem qualquer referência ao nosso actual primeiro-ministro, mas sim ao filósofo Grego (470-399 a.c), que nunca escreveu nenhuma obra, mas é considerado o símbolo da Filosofia:

Na Grécia Antiga, Sócrates detinha uma alta reputação e era muito estimado pelo seu elevado conhecimento. Um dia, um conhecido do grande filósofo aproximou-se dele e disse:
- Sócrates, sabes o que eu acabei de ouvir acerca daquele teu amigo?
- Espera um minuto – respondeu Sócrates,
- Antes que me digas alguma coisa, gostaria de te fazer um teste.
Chama-se o “Teste do Filtro Triplo”.
- Filtro Triplo?
- Sim, - continuou Sócrates,
- antes que me fales do meu amigo talvez fosse uma boa ideia parar um momento e filtrar aquilo que vais dizer. Por isso é que eu lhe chamei o Filtro Triplo.
E continuou:
- O primeiro filtro é VERDADE.
- Tens a certeza absoluta de que aquilo que me vais dizer é perfeitamente verdadeiro?
Não, - disse o homem
- o que acontece é que eu ouvi dizer que…
Então, - diz Sócrates,
- não sabes se é verdade.
Passemos ao segundo filtro, que é BONDADE.
O que me vais dizer sobre o meu amigo é bom?

Não, muito pelo contrário…
Então, - continuou Sócrates
- queres dizer-me algo mau sobre ele e ainda por cima nem sabes se é ou não verdadeiro.
Mas, bem, pode ser que ainda passes o terceiro filtro.
O último filtro é UTILIDADE
- O que me vais dizer sobre o meu amigo será útil para mim?
Não, acho que não…

Bem, - concluiu Sócrates
- se o que me dirás não é nem BOM, nem ÚTIL e muito menos VERDADEIRO, para quê dizer-me?


Rsousa