Coelho doido

Coelho doido
My twiter clica

Seguidores precisa-se...

tudo por uma causa, uma causa que estou a construir para os lados de gaia...

Antes de embarcar não se esqueça de obliterar...

Cuscos

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Uma questão de voto…

No dia 27 de Setembro de 2009 de manha, mais uma vez e como dever cívico, mas não obrigatório fui votar para a eleição de 1º Ministro.
Mas, recuando um pouco no tempo, há, coisa de um mês e tal começamos todos a ver, todos ou aqueles que podiam ou queriam, cartazes, placares, panfletos distribuidos por rua, avenidas e até auto-estradas.
Essas mesmas formas de propaganda que anuciavam concorrentes para Câmaras, Juntas de Freguesia e até para 1º Ministro dos mais diversos partidos politicos faziam prever que seria mais um mandato sem ideias novas, ou seja, era tipo um franchaising uns usam ideias de outros e depois dizem que a ideia é deles e por fim de contas conclui-se que não é de ninguem porque já tinha sido implementado num outro pais e correu mais ou menos bem…
Mas não é de politiquices que vos quero falar, é claro que como a politica nunca foi o meu forte nem tão pouco as actualidades politico-sociais, fiquei foi um pouco surpreso quando na mesa de voto me entregam apenas um folhetim para escolher o tal partido.
E eu pensei:
Bem se estamos a escolher um presidente de cãmara , um para a junta e um 1º ministro raio de joça so me dão um papel?
E como a minha pessoa nunca se interpõe sobre qualquer questão que me surge na tola, perguntei ao fulano que estava lá questionei-o com vigor e razão:
- Não há mais papeis? É só um?
Na qual ele me responde:
- Sim, é so um.
Parei por cinco segundos entre o vai que não vai e lá me dirigi a urna fiz a minha escolha, mas aquela duvida persistia e deixava-me pirolitos no consciente…
Fogo só um papel? Eu sei que estamos em crise mas assim tambem não!
Até que na hora do almoço ao ver o noticiario“ sim, porque eu vejo o noticiário” ou o tele-jornal como se diz lá em casa, surgiu uma noticia a dizer que iria haver novamente eleições para o dia 10 de Outubro. Deviam ver a minha cara naquele momento uma face que demonstrava supresa e ao mesmo tempo de riso a lembrar da pergunta estupida que tinha feito ao fulano da mesa de voto.
Como na minha cabeça o que abunda mais é sapiencia, nos segundos seguintes passei exclamar e interrogar, porque raio não há eleições ao mesmo tempo? Tudo no mesmo dia? Será que é assim tão dificil, três papeis, três votos, três escolhas…
Para além de nos provocarem duvidas sobre em quem iremos votar e sobre quem vamos por a responsabilidade de enterrar cada vez mais este pais em dividas, fazem-nos perder tempo duas vezes para uma coisa que se podia fazer em uma vez.
Enfim, é o pais em que estamos!
Mas, como há sempre um mas, depois de algumas questões mentais chego a conclusão que:
Isto é tudo calculado ao promenor não passa tudo de estrategia de um jogo pois, visto bem, as pessoas quando forem votar no proximo dia 10 já sabem quem ganhou as eleiçoes para 1º Ministro e certamente vao pensar.
Se o Sócrates ganhou e se o PS é o partido maioritario, toca a votar PS, pois se bem conheço o Portuga, a maior parte vai querer apostar sempre em quem ganha, para que, quando sair as votações dizerem a boca cheia que ganhou quem eles escolheram. Ninguem gosta de escolher derrotados não é?

Conclusão:
Cada vez tenho mais a certeza que vivemos em uma ditadora democratica dominados por dois partidos politicos, se em vez de obrigarem a um voto único criam estrategias e planos, auxiliados pela comunicação social em que somos diáriamente encharcados de politiquices elaboradas…
Não acham?



Sem comentários: